O cachorro late, o gato mia. Por que uns são mais peludos que outros? Por que eles tem patas e não mãos e pés? Inseto é animal? Por que alguns são tão grandes e outros são pequenos? Quem convive com crianças sabem o quanto elas são fascinadas pelos tantos e diferentes animais que existem.

Do meio urbano ao rural, existe uma grande diversidade animal coexistindo conosco.

As crianças, assim como nós, percebem e se interessam por isso. Tudo ainda é muito novo e incrível. Percebendo isso, devemos aproveitar essa curiosidade em sala de aula para ajudar em seu desenvolvimento pessoal, por isso, neste projeto pedagógico estão algumas idéias de como trabalhar com o tema “animais” com alunos da educação infantil e séries iniciais.

Justificativa

É importante que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. No Brasil, há muitos casos de maus tratos com animais, e por isso, estes trabalhos são importantes pois sensibilizam a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados.



Objetivos

- Reconhecer e identificar os diferentes tipos de animais
- Promover o respeito para com todas as espécies de seres vivos
- Sensibilizar os alunos para que se tornem cidadãos humanizados
- Desenvolver raciocínio lógico e dedutivo
- Desenvolver a criatividade, a capacidade de abstração e interpretação
- Aumentar o vocabulário
- Desenvolver a coordenação motora
- Oferecer novas óticas para interpretar o mundo.

Desenvolvimento

- Sonde os alunos: Quantos animais eles conhecem? Quantos animais diferentes tem na escola? Descubra o que eles já sabem acerca do tema
- Leitura de histórias
- Dobraduras
- Música
- Filmes
- Recorte e colagem
- Fazer uma maquete com os animais favoritos dos alunos
- Mural sobre os animais, expondo diversidade e características que os diferenciam.
- Jogos e brincadeiras dirigidas
- Se possível, leve os alunos para conhecer alguns animais, ou agende com uma autoridade competente uma visita na escola para que tragam diferentes tipos de animais para que eles possam interagir. Cuidado apenas com os alunos que possuírem algum tipo de fobia ou medo excessivo de algum animal, nesses casos, é recomendável que durante o desenvolvimento do projeto o aluno tenha acompanhamento psicológico
- Confecção de animais com materiais recicláveis.
- Converse com eles sobre como todas as formas de vidas estão interligadas e dependem umas das outras, e que devemos respeitá-las e o espaço onde vivem.
- Confecção de um livro