Justificativa

Todos sabem que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. Sabemos também que os livros devem estar presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos. Os livros enriquecem a todos e nos leva a mergulhar em aventuras e lindas estórias.

É dever de todo professor, desde a Educação Infantil, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de a turma aprender formalmente a ler.

Daí a importância de iniciar esse trabalho ainda na Educação Infantil. Além de aproximar as crianças do mundo letrado, a leitura alimenta o imaginário e incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos os pequenos gostam de contar.


Tema

Possibilitar aos alunos do Jardim II, o encontro com as letras, as palavras, com os desenhos que emolduram as estórias.


Objetivo Geral

Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias e a habilidade imaginativa e criativa dos alunos, assim como também sua habilidade para a criação de estórias


Objetivos Específicos
- Apresentar as primeiras letras e palavras.
- Perceber a importância da leitura como uma manifestação cultural.
- Reconhecer sua presença no cotidiano contemporâneo.
- Desenvolver a criatividade artística e a liberdade de expressão.
- Desenvolver e melhorar o vocabulário.

Metodologia

Trabalharemos, inicialmente com a apresentação do alfabeto (letra de forma). Depois serão feiras algumas exposições de livros com o objetivo de aproximar os alunos do “objeto em si” e assimilar a forma como é feito. Posteriormente aulas, aonde os alunos irão contar suas próprias estórias, tendo como parâmetro palavras-chaves, frases prontas que seus próprios colegas irão lhes propor. A partir daí iniciaremos a elaboração da estória do livro, juntamente com a confecção dos desenhos que acompanharão o desenrolar da mesma.